Povo pede CPI do FORO DE SÃO PAULO

Povo pede CPI do FORO DE SÃO PAULO
CPI do FORO JÁ!!!!!

domingo, 16 de dezembro de 2007

Integração da AL e Haiti pautam reunião do Foro de São Paulo


Começou nesta quarta-feira (12) e termina na quinta (13), o Encontro Regional Cone Sul do Foro de São Paulo, espaço que reúne as forças de esquerda da América Latina e do Caribe. O Foro é promovido pela Frente Ampla, organização política a que pertence o presidente uruguaio, Tabaré Vasquez. Na pauta estão os temas do processo de integração Latino Americano, o Mercosul e as operações das Forças de Paz da ONU no Haiti.


Participam do evento 16 organizações e partidos políticos do Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai. Do Brasil, participam Ronaldo Carmona, da Comissão de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, representando o Partido dos Trabalhadores (PT) e Renato Simões, da Executiva do PT.

Carmona fez um informe sobre a situação brasileira e as perspectivas do governo Lula na manhã desta quarta em nome da delegação brasileira. Ele destacou os logros e limitações do primeiro mandato de Lula e descreveu as condições de forte embate com as forças de direita em que se deram as eleições de 2006.

Carmona também situou a conformação de uma ampla coalizão de sustentação do governo e o lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) como fatos novos importantes no ano de 2007.

O representante do PCdoB destacou ainda, a guisa de perspectivas, a necessidade de o governo ousar mais numa agenda mudancista, que se daria com a realização de seis grandes reformas estruturais progressistas (a política, agrária, urbana, educacional, tributaria e da mídia) como formas de avançar na estruturação de um projeto nacional de desenvolvimento.

Integração

Pela tarde, um painel debateu a situação do Haiti, país caribenho com a presença de tropas da ONU, formadas por soldados do Brasil, Bolívia, Uruguai, Chile e Argentina – países em que partidos membros do Foro de São Paulo participam dos governos. Nesta quinta (14) deverá ser aprovada uma resolução consensual sobre o tema.

O debate prosseguirá na quinta com a avaliação do atual estágio da integração sul-americana. O debate ocorre pouco antes da realização da reunião semestral dos presidentes dos países do Mercosul, que estarão reunidos na próxima segunda, também em Montevidéu. Os partidos do Foro aprovarão também uma carta aos presidentes, na qual se defenderá o aprofundamento do Mercosul.

O Congresso da Frente Ampla, que deverá reunir cerca de dois mil delegados, se inicia com o término do Foro na quinta. O PCdoB participará do Congresso como convidado.